11 de Maio, 2024

A alta umidade do ar na região amazônica tem uma relação direta com a quantidade de árvores que lá existem. São cerca de seis mil espécies conhecidas, sendo que algumas delas têm raízes que conseguem penetrar cerca de 30 metros o solo, retirando assim toda a água necessária. Os troncos e galhos funcionam como tubulações levando essa água até as flores, que por sua vez transpiram e jogam toda essa umidade no ar. Cada árvore chega a bombear cerca de 500 litros de água no ar por dia, totalizando 20 bilhões de toneladas de água lançados no ar diariamente na Amazônia. Parte dessa água volta ao solo em formato de chuva e outra parte é transformada nos “rios voadores”, representados em grandes nuvens que sobrevoam a região, entretanto, esse nome é apenas metafórica, os rios voadores são tecnicamente chamados de “jatos de baixos níveis”.

As florestas bombeiam umidade e são fundamentais para que os Rios Voadores sigam seus cursos, eles são responsáveis pelas chuvas para o restante do Brasil, para o Sul e Suldeste principalmente, além de distribuam as chuvas de forma equilibrada ao longo do caminho.

Pesquisas mostram que esses rios são tão vulneráveis às ações humanas quanto os outros rios que conhecemos. Representam um sistema totalmente conectado e dependente da preservação florestal.

Preserve a Natureza Terráqueo.

#amazônia#riosvoadores#amazonas#curiosidades

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *