28 de Abril, 2024

Foto: Águas de Manaus

Nessa quinta-feira (2) a maior usina de energia fotovoltaica (energia solar) da região Norte do Brasil, na modalidade de Geração Distribuída foi inaugurada em Manaus.

A unidade vai gerar 3,7 Gigawatz por ano, este volume de energia limpa reduz a emissão de 2,6 toneladas métricas de carbono (CO2).

O número se iguala ao volume de carbono produzido por 560 automóveis em um ano e tem um efeito semelhante ao de um plantio de 43 mil árvores nativas.

A energia fotovoltaica é limpa e renovável, já que é produzida totalmente a partir da luz solar, resistente e de baixo impacto ambiental nos locais onde é instalada.

A usina é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus, a concessionária Águas de Manaus, a Brasol, empresa do grupo Siemens e a Expertise Energia.

Inicialmente, o complexo de energia limpa irá atender 55 unidades operacionais do serviço de água na capital amazonense.

A usina é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus, a concessionária Águas de Manaus, a Brasol, empresa do grupo Siemens e a Expertise Energia.

O que é energia fotovoltaica?

Ela é uma fonte de energia renovável e limpa que utiliza a luz solar para gerar eletricidade, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar, maior será também a quantidade de eletricidade produzida.

O sistema de captação não causa impactos ambientais na natureza e tem uma vida útil de alta durabilidade. A tecnologia é uma das mais avançadas no quesito de fontes renováveis de energia.

Fonte: Águas de Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *