24 de Abril, 2024

Divulgação / Secom RS

Inundações causadas por um ciclone extratropical nos últimos dias deixaram ao menos 41 pessoas mortas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, segundo informações das defesas civis dos Estados. No Rio Grande do Sul, óbitos foram registrados nos municípios de: Cruzeiro do Sul; Encantado; Estrela; Ibiraiaras; Imigrante; Lajeado; Mato Castelhano; Muçum; Passo Fundo; Roca Sales; e Santa Tereza.

Já no Estado de Santa Catarina foi registrado uma morte, ocasionada pela queda de uma árvore que atingiu um motorista que estava em seu veículo no momento da ventania.

Já o número de desaparecidos está em 46 e são dos municípios de Muçum (30), Lajeado (8) e Arroio do Meio (8).

A somatória da frente fria e o ciclone foram os motivos dos estragos na região, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, grandes volumes de chuva vão atingir ainda neste fim de semana o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

COMO OCORRE?

O ciclone extratropical é um sistema de baixa pressão atmosférica que surge fora dos trópicos. É associado às frentes frias e encontrado nas médias e altas latitudes. No Hemisfério Sul, os ciclones giram no sentido dos ponteiros dos relógios, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *