A primeira imagem colorida divulgada pelo novo telescópio espacial James Webb é considerada a visão infravermelha mais profunda e detalhada do Universo até hoje, contendo a luz das galáxias que levaram bilhões de anos para chegar até nós.

O James Webb foi lançado em 25 de dezembro do ano passado, custou US$ 10 bilhões (cerca de R$ 53 bilhões) e é o sucessor do famoso telescópio espacial Hubble, a Nasa divulgou nesta última segunda-feira (11) a primeira imagem científica feita pelo Telescópio James. A foto foi anunciada em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, pelo presidente americano Joe Biden, a vice-presidente Kamala Harris e Bill Nelson, administrador da NASA (agência espacial dos Estados Unidos).

A imagem mostra o cluster (agrupamento) de galáxias SMACS 0723, cheio de detalhes. São centenas de galáxias distantes, jamais vistas com tanta clareza. Segundo a NASA, a imagem cobre um pedaço do nosso céu equivalente a um grão de areia visto da distância de um braço esticado.

Para entender um pouco mais o que é visto na imagem é um aglomerado de galáxias na constelação de Volans no Hemisfério Sul, conhecido pelo nome de SMACS 0723.

O aglomerado em si está a cerca de 4,6 bilhões de anos-luz de distância. Ou seja, o telescópio vê no passado. É a consequência de a luz ter uma velocidade finita em um cosmos vasto e em expansão.

Ao sondar cada vez mais fundo, o objetivo é recuperar a luz das estrelas pioneiras à medida que elas se agruparam nas primeiras galáxias.

De acordo com a agência, astrônomos do mundo todo puderam se inscrever para usar uma porção do tempo disponível do telescópio para este primeiro ciclo. Já os primeiros “alvos” do equipamento foram definidos por um comitê de representantes das instituições responsáveis pela construção e operação do JWST.

Imagens comparadas do telescópio Hubble e JWST:

Nasa

Fonte: Nasa / Tecmundo / BBC

1 thought on “O telescópio James Webb revela imagens mais nítidas do Universo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *