As Plantas, vegetações e florestas, são organismo com uma gama de informações, biodiversidades e características muitas das vezes encontradas apenas no reino Plantae. Elas usam a fotossíntese para fazer seu próprio alimento e produzem grande parte do oxigênio do mundo. Assim, elas têm um papel importante nos ecossistemas mundiais, fazendo parte da cadeia alimentar.

Como são seres fotossintetizantes, as plantas são denominadas autótrofas, o que significa que produzem sua própria comida, com exceção, é claro, das plantas carnívoras. Durante a fotossíntese, nutrientes, como açúcares, são produzidos a partir da energia da luz e do dióxido de carbono. Tudo isso acontece em organelas celulares chamadas de cloroplastos, onde também há clorofila e carotenoides.

1 – Plantas podem ser terapêuticas e ajudar no estresse

Um estudo do Journal of Physiological Anthropology descobriu que ter plantas em casa ou no escritório podem trazer mais conforto e tranquilidade, reduzindo a resposta ao estresse. Outros pesquisadores usaram hortoterapia – ou horticultura terapêutica – para aumentar a sensação de bem-estar em pessoas com depressão, ansiedade e outras condições.

Um estudo que entrevistou mais de 440 funcionários da Amazon na Índia e nos Estados Unidos revelou que as pessoas que incluíam elementos naturais em seus ambientes internos de trabalho, como plantas, sentiam maior satisfação e tinham mais compromisso do que aquelas que não contavam com nenhum elemento natural no escritório.

2 – As plantas podem ouvir

Uma pesquisa da Universidade de Tel Aviv colocou flores de Oenothera drummondii expostas ao som de reprodução de uma abelha voando e sinais sintéticos em frequências semelhantes. A partir disso, as plantas produziram néctar mais doce em três minutos, aumentando as chances de polinização cruzada. O estudo sugere, assim, um sensor auditivo por parte das flores em relação aos sons dos polinizadores.

3 – As plantas podem reconhecer seus irmãos

Uma pesquisa descobriu que uma planta litorânea comum, chamada foguete marinho, reconhece as plantas cultivadas a partir de sementes da mesma planta, isto é, suas irmãs.

A partir do estudo, viram que quando as irmãs crescem próximas umas às outras no solo, elas não lançam mais raízes para competir entre si. Por outro lado, quando plantadas com outras plantas “estranhas”, elas competem para absorver água e os nutrientes minerais do solo.

4 – As árvores são os organismos com vida mais longa na Terra

A vida é passageira para a maior parte das espécies. Uma mosca adulta, por exemplo, vive apenas 30 minutos. Algumas baleias podem chegar a 200 anos. Mas as árvores podem viver por centenas de anos.
O pinheiro Pinus Longaeva é o mais antigo organismo vivo conhecido. Ele cresce nas Montanhas Brancas do sudeste da Califórnia e vive há aproximadamente 4.850 anos.

5 – O dente-de-leão é comestível das pétalas às raízes

O dente-de-leão é comestível e tem benefícios comprovados, como efeito anti-inflamatório e propriedades que protegem o fígado contra danos causados pelo álcool. Além disso, a raiz e as folhas têm potencial para controlar os níveis de colesterol.

Mas atenção: também há contraindicações. Essa planta não pode, por exemplo, ser ingerida por crianças menores de dois anos.

Foto Ilustrativa.

6 – A vitória régia é a planta aquática que aguenta muito peso.

Uma vitória-régia de grandes proporções pode aguentar até 40 kg (bem distribuídos pela superfície da folha). Esta planta é encontrada em áreas de mangues da floresta amazônica. (Foto meramente ilustrativa)

7 – Uma das plantas mais lindas do mundo é a Stapelia flavopurpurea.

Típica da Namíbia, apesenta uma flor em formato de estrela do mar na cor verde, com pequenas e delicadas pétalas rosa no centro da flor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *