20 de Maio, 2024
Arte: Victor Litaiff

Existe uma longa discursão no que se refere a existência de Deus e a lógica da ciência, dogmas religiosos separam muitas vezes essa relação. Já a ciência é enfática em afirmar que não há um Criador, cientistas renomados como Stephen Hawking era categórico em afirmar que essa inexistência de um “ser maior” de fato não cabia em suas teorias, explicações e aplicações dentro de um universo lógico.

Há pouco tempo, uma carta escrita por Albert Einstein foi leiloada em Nova York, o documento apelidado de “Carta de Deus”, descrevia alguns trechos em que Einstein afirmava que “Deus era um produto da fraqueza humana”, inúmeras séries e documentários científicos sempre percorrem nessa linha de pensamento.

A famosa teoria do BIG BANG fala que uma partícula explodiu e expandiu tudo o que conhecemos, segundo um físico chamado Michio Kaku, houve uma grande explosão cósmica, que criou os céus, as estrelas e todo o universo, essa explosão silenciosa foi a responsável pelo que conhecemos como universo, como mundo.

Já a Bíblia, fala a partir de Gênesis 1 que “No princípio criou Deus o céu e a terra.”, a partir daí Ele criou os astros do céu, os animais etc. No mesmo capítulo, no verso 26 está escrito “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”

Deus não estava só nesse momento mas sim Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito Santo. Seguindo nesse contexto, o Físico e Teólogo Adauto Lourenço explica sobre a assinatura do Criador em sua obra, na criação do Universo, vejamos:

Fez o homem à sua imagem e semelhança, diferentemente dos animais e dos outros seres, o homem tem alma (sentimentos, emoções, raciocínio, livre arbítrio, inteligência) e espírito, Deus é espírito e tem inteligência, emoções – Ele ama – e nos deu características suas.
Na natureza Deus deixou sua marca também, além da sua grandeza e perfeição que podem ser vistas no imenso mar ou na beleza de uma flor.

As Leis da Natureza por exemplo, não mudam, elas são eternas, assim como Deus é eterno.
As Leis da Natureza são intangíveis, não se pode tocar a Lei da Gravidade, logo, elas são transcendentes, assim como Deus é.

Deus colocou sua caraterística em toda a Criação, vamos analisar algumas delas:
. Homem – Tem alma, corpo e espírito
. Tempo – Tem passado, presente e futuro
. Espaço – Largura, altura e profundidade
. Base da matéria – Prótons, nêutrons e elétrons (são os átomos)
. Estado básico da matéria – Sólido, líquido e gasoso
. Música – Melodia, harmonia e ritmo
Encontramos a ideia de 3 em 1 em todo lugar, de onde vem essa ideia? O Deus das escrituras deixou sua marca na criação. A criação é 3 em 1, assim como Ele é 3 em 1.

Não estamos só terráqueo, pense fora da caixa.